Quando estou estressada, geralmente tenho duas reações opostas aos alimentos. Eu como meu peso corporal em macarrão, chocolate e outros alimentos reconfortantes, ou simplesmente paro de comer.

Enquanto a maioria das pessoas relaciona o estresse com comer demais e ganho de peso, a perda de peso por estresse também é comum. Perder peso pode parecer um componente positivo do estresse, mas não é. Você nunca quer prejudicar seu corpo perdendo peso por motivos não saudáveis.

A perda significativa de peso devido ao estresse pode levar a problemas como deficiência nutricional, fraqueza, perda muscular e muito mais. Então, se você está no lado do espectro de perda de peso devido ao estresse, o que pode fazer a respeito?

O que causa a perda de peso de estresse?

Se você está perdendo peso devido ao estresse, aqui estão alguns dos possíveis motivos:

O estresse pode causar problemas de estômago e digestão

Quando o corpo passa por estresse, ele entra em modo de luta ou fuga. No modo lutar ou fugir, o corpo recebe uma explosão de energia, que aumenta a frequência cardíaca, respiração, pressão arterial, melhora a visão e muito mais.

Para manter esse pico de energia, a digestão fica mais lenta ou, em alguns casos, para completamente, o que pode causar problemas gastrointestinais . O desconforto gastrointestinal leva a dores de estômago, distensão abdominal, constipação, diarreia ou outros sintomas.

O estresse crônico também pode causar a síndrome do intestino irritável (SII) ou intensificar a gravidade dos sintomas.

Os sintomas de desconforto gastrointestinal e IBS geralmente levam a uma redução na ingestão de alimentos, que por sua vez leva à perda de peso.

Estresse pode causar ansiedade e depressão

O estresse crônico pode levar a muitos transtornos psicológicos, incluindo transtorno de ansiedade geral . Tanto o transtorno de ansiedade geral quanto os níveis menos graves de ansiedade geralmente levam à perda de peso .

A ansiedade não é o único resultado do estresse; o estresse também está associado ao desenvolvimento de depressão . Para algumas pessoas, a depressão pode causar uma diminuição do apetite , o que pode levar à perda de peso.

Estresse pode levar a mais atividades

Quando estou estressado ou ansioso, o movimento sempre ajuda, caminhar, correr, fazer ioga, mover meu corpo de alguma forma. E eu não sou o único.

A atividade física é conhecida por reduzir o estresse enquanto melhora o humor e a auto-estima. Além disso, movimentos nervosos como inquietação, tremores de perna, ritmo e muito mais estão comumente associados ao estresse.

Em muitas situações, o uso de atividade física para combater os efeitos do estresse é saudável e recomendado. Mas se você for muito ativo, especialmente quando não estiver comendo o suficiente, isso pode levar rapidamente a uma perda significativa de peso devido ao estresse.

Estresse pode deixar você exausto demais para comer

Eu conheço o estresse e a ansiedade bem o suficiente para ter passado por mais do que o meu quinhão de noites sem dormir, deitado na cama, surtando internamente. Todos nós já estivemos lá em algum momento.

O estresse é conhecido por causar redução da duração do sono e aumento dos distúrbios do sono .

Se você está constantemente estressado ou muito estressado, pode chegar ao ponto de exaustão em que fica muito cansado para comer, o que pode causar perda de peso relacionada ao estresse.

O estresse pode fazer você pular refeições

Quando estou super estressada com um prazo ou com vários projetos ao mesmo tempo, costumo ir para o trabalho e às vezes me esqueço das refeições. Fico muito concentrado no trabalho e, a próxima coisa que sei, são quatro da tarde e ainda não comi.

Se você tende a esquecer ou pular as refeições quando está estressado ou em excesso de trabalho, quando terminar de trabalhar, provavelmente será tarde demais para as refeições programadas regularmente. Isso aumenta suas chances de engolir uma refeição rápida e não saudável que o faz se sentir pior.

Estresse pode causar náusea

Já mencionei que o estresse pode levar a distúrbios gastrointestinais e IBS, mas o estresse também pode causar náuseas .

Assim como comer não é nada atraente quando você está inchado, desconfortável ou sofrendo de dores de estômago, a náusea também é um inibidor de apetite bastante eficaz.

Essas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais a perda de peso causada pelo estresse acontece, então o que você pode fazer a respeito?

Como lidar com o estresse e perda de peso

1. Agendar refeições

Se você pular refeições quando está estressado, comece a agendá-las definindo um cronômetro no telefone.

Para tornar essas refeições agendadas algo pelo qual você pode esperar, faça uma pausa rápida de 20 minutos e faça algo que você goste enquanto come, como ler um livro.

Se você está lutando para terminar refeições inteiras, programe vários lanches durante o dia também.

É melhor programar suas refeições para a mesma hora todos os dias. O horário adequado das refeições pode ajudar a aumentar a resistência ao estresse, reduzir a inflamação, controlar melhor a saúde intestinal e ajudar a regular o ritmo circadiano .

2. Faça mordidas de bebê

Se você sentir um nó no estômago ou enjoar quando está estressado, comer refeições grandes ou mesmo de tamanho normal pode ser um desafio, então comece aos poucos.

Em vez de tentar comer uma enorme tigela de macarrão para o almoço, coma uma bela salada de feijão com abacate e coma pequenas porções.

Se até mesmo lidar com três pequenas refeições por dia parece muito agora, então beba suas calorias, mas no bom sentido. Faça smoothies saudáveis ​​cheios de frutas, vegetais e manteigas de nozes.

Você pode aumentar suas calorias comendo lanches ao longo do dia, basta mantê-lo saudável, como uma tigela de uvas ou um punhado de nozes.

Conforme você consegue comer pequenas refeições e lanches, pode ajudar a preparar seu corpo para lidar com refeições maiores.

3. Coma alimentos que combatam o estresse e melhorem o humor

A comida é verdadeiramente um remédio e, embora seja uma ferramenta de cura para o corpo, é também uma ferramenta de cura para a mente.

Muitos alimentos podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar seu humor, como a vitamina B. A vitamina B ajuda a reduzir o estresse e pode ser encontrada em grãos inteiros, sementes e nozes, folhas verdes escuras, frutas cítricas, abacate, banana e muito mais.

E uma simples tigela de aveia pode reduzir o estresse e liberar serotonina .

Mas o que mais gosto é o cacau totalmente natural. Cacau ou chocolate puro, que não contém ingredientes artificiais e muito açúcar, tem efeitos positivos sobre os níveis de estresse, inflamação, memória e imunidade e pode reduzir a depressão .

Falando em cacau, se você tiver a oportunidade de participar de uma cerimônia do cacau, faça! Eu prometo que você não vai se arrepender.

4. Observe o que machuca seu estômago

Quando seu estômago está doendo devido ao estresse, é mais importante do que nunca estar presente e observar como tudo o que você come afeta seu estômago.

Há alguns meses, comecei a desenvolver sintomas estomacais estranhos. Vou poupar você dos detalhes, mas meu estômago doía quase o tempo todo, e passei de amar a comer a nunca realmente sentir fome.

Depois que comecei a prestar atenção, percebi que tinha acabado de viajar por lugares tropicais com toneladas de frutas frescas em todos os lugares para o inverno em NY e muito menos frutas ao meu redor. Eu também estava comendo muito mais arroz.

Então, mudei meus hábitos alimentares e comia aveia com frutas frescas no café da manhã todos os dias, e comia menos arroz. Meu estômago começou a ficar melhor depois de alguns dias e voltou ao normal depois de um pouco mais de uma semana.

Portanto, tente acompanhar quando seu estômago está pior e faça uma lista do que você comeu que pode ter causado isso, para que possa modificar sua dieta.

Além de alertar para os problemas alimentares, o rastreamento de alimentos pode ajudá-lo a fazer melhores escolhas alimentares e é uma forma de praticar a alimentação consciente .

5. Escolha alimentos pré-fabricados saudáveis

Muitas vezes abri a porta da geladeira, vi que não havia nada pronto para comer e pensei: “Só comerei mais tarde”.

Quando você está super estressado e cansado, preparar comida é provavelmente a última coisa em sua mente. Não querer preparar comida pode facilmente fazer você evitar comer e levar à perda de peso por estresse.

Então, em vez disso, encontre algumas lojas locais de alimentos naturais que entreguem ou visite sua loja local de alimentos naturais e compre algumas refeições frescas ou congeladas para guardar durante a semana.

Se o estresse vem e vai, ou você obtém explosões repentinas de energia ou tempo de inatividade, também pode tentar praticar a preparação de refeições.

6. Sempre abastecer após o exercício

Se você controla o estresse por meio de exercícios, mas não se alimenta o suficiente, é muito provável que perca peso devido ao estresse. Portanto, certifique-se sempre de comer algo após o exercício.

Coma algo assim que terminar de se exercitar, para não se esquecer. Não precisa ser uma grande refeição, mas concentre-se em alimentos ricos em proteínas ou carboidratos, como abacate, nozes, iogurte, uma banana, uma maçã com manteiga de nozes, bolos de arroz ou um smoothie de proteína.

Você pode até comprar bebidas proteicas pré-fabricadas na loja, para torná-lo o mais fácil possível.

Comer depois do exercício ajuda a prevenir a perda de peso devido ao estresse e tem outros benefícios , como aumento da síntese de proteína muscular, redução da degradação de proteínas e recondicionamento muscular mais eficaz.

Comer proteína após o exercício também pode ajudar a melhorar seu desempenho no dia seguinte.

7. Faça uma pausa e tire o estresse

Programe uma hora por dia para se concentrar em desestressar. Sei que às vezes parece impossível, especialmente quando você tem uma lista de afazeres de um quilômetro e meio, mas uma hora é uma parte tão pequena do seu dia.

Mesmo que isso signifique acordar uma hora mais cedo para ter um tempo extra durante o dia, é muito importante reservar um tempo que seja apenas para você se concentrar em desestressar.

Aqui estão algumas maneiras de desestressar todos os dias:

  • Passe algum tempo ao ar livre : passar um tempo imerso na natureza reduz o estresse e a ansiedade e melhora a saúde geral, mesmo que seja apenas por 20 minutos .
  • Pratique Yoga: Existem tantos benefícios no yoga, incluindo a redução do estresse . Adoro mergulhar em um relaxante fluxo restaurador ou yin no final de um longo dia.
  • Pratique o autocuidado : Existem tantos hábitos de autocuidado benéficos que você pode praticar diariamente. Um dos meus favoritos é um banho quente e úmido à luz de velas combinado com alguma literatura inspiradora.
  • Liberte a sua criatividade: a criatividade reduz os níveis de cortisol . Você não precisa criar uma obra-prima, apenas crie qualquer coisa. Desenhe, pinte, preencha um livro para colorir, escreva um poema, etc.

8. Vá à raiz do problema

Embora todas essas dicas ajudem você a lutar contra a perda de peso causada pelo estresse, você deve chegar à raiz de seu estresse. Normalmente, para ficar estressado por tempo suficiente para causar perda de peso por estresse, algo deve estar tendo um impacto muito grande em sua vida.

É um projeto de longo prazo para o trabalho? Uma nova situação de vida? Um relacionamento doentio? Constantemente tendo muito no seu prato?

Seja o que for, identifique-o e comece a trabalhar em como você pode torná-lo menos intenso. Lembre-se de que, embora algum estresse na vida seja inevitável, você não precisa ficar estressado o tempo todo e é sempre bom pedir ajuda.

Se as dicas acima e outras mudanças no estilo de vida e métodos de gerenciamento de estresse não ajudarem, talvez seja hora de considerar outras causas potenciais para a perda de peso.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem