Todos nós amamos o chocolate - em forma de sorvete, fondant, doce em barra ou cacau - as possibilidades de como servi-lo são infinitas, assim como as combinações de sabores. Existem inúmeros lugares online onde você pode comprar todos os tipos de chocolate, incluindo barras, fondant ou até mesmo chocolate a granel . Procuramos esse doce sedoso em tantas ocasiões - quando estamos tristes, ou em momentos de felicidade para comemorar um sucesso, quando está frio e uma bebida quente é necessária para nos aquecer. Existem inúmeros momentos na vida que realmente passamos com chocolate. Mas você já se perguntou o que é que nos faz comer chocolate com tanta boa vontade ? Por que tem propriedades edificantes e relaxantes? Em outras palavras: por que o chocolate nos deixa felizes?
Abaixo você encontrará algumas dicas e explicações.
Os ingredientes da felicidade
Muitos estudos investigaram a influência positiva do chocolate em nosso cérebro. Os cientistas queriam encontrar uma razão para isso. Existem três componentes principais que aumentam nosso humor e felicidade. Estes são triptofano, feniletilalanina e teobromina. O primeiro, o triptofano, ajuda o cérebro a produzir serotonina - um hormônio da felicidade. Quanto mais serotonina nosso cérebro produz, melhor e mais energéticos nos sentimos. A serotonina é conhecida como um estabilizador natural do humor e quando você falta, você se sente exausto, triste e desanimado. O segundo ingrediente, a feniletilalanina, é freqüentemente chamado de 'antidepressivo natural', pois também funciona para melhorar o humor e melhorar. A última substância, a teobromina, tem uma influência relaxante e calmante no cérebro humano. É responsável pela sensação de relaxamento profundo e desaceleração.
O efeito psicológico
Outro grupo de cientistas afirma, porém, que comer chocolate é um efeito puramente psicológico. Acreditam que o ato de comer chocolate como tal é um fator que auxilia na redução do estresse e evoca a sensação de alívio. Quando repetimos o hábito de buscar algo doce em uma situação estressante, nosso cérebro aprenderá essa reação e, portanto, sentiremos vontade de comer um bar ou sorvete toda vez que nos sentirmos para baixo. Este é o efeito psicológico uma vez descoberto e descrito por behavioristas, como Skinner e Pavlov, e pode ser outra explicação para o 'fenômeno do chocolate'. Para saber mais sobre os mecanismos psicológicos ligados ao chocolate, leia este artigo .
Sociedade, cultura pop e chocolate
Outro aspecto da 'mania do chocolate' diz respeito às tradições sociais e à cultura pop. O chocolate está fortemente enraizado em nossas mentes como uma substância relaxante e edificante. Mesmo em livros e filmes, quando os personagens se sentem um pouco para baixo ou simplesmente têm um dia ruim, eles imediatamente procuram algo doce. O mesmo vale para comerciais e anúncios, onde geralmente é mostrado como um impulsionador do humor também. As pessoas que o anunciam são perfeitas, felizes e ... magras. Todos os padrões de mídia e sociais formam nossa mentalidade. Podemos nem saber como e quando aplicamos essa maneira de pensar em nossas próprias vidas. É um processo social natural de adaptação do comportamento, ideias e padrões dos outros.
Escuro ou leite?
Como já conhecemos alguns motivos da magia do chocolate, é bom escolher o tipo que mais beneficia o nosso bem-estar mental. Pesquisas mostram que o chocolate amargo contém mais ingredientes edificantes e também é mais palatável, o que aumenta as boas propriedades. Além de nos deixar felizes, o chocolate amargo aparentemente traz muitos outros benefícios à saúde. É uma fonte rica em antioxidantes e minerais que podem mantê-lo em boa saúde e até reduzir o risco de algumas doenças, como ataque cardíaco ou lesão cerebral. Comer chocolate amargo é então totalmente justificado!
Isso não significa, porém, que outros produtos de chocolate sejam totalmente prejudiciais à saúde. Se quiser deixá-lo mais em forma e leve, experimente colocá-lo em uma sobremesa com muitas frutas ou prepare um smoothie saudável com grãos ou aveia. Há muitas maneiras de usar esse ingrediente na cozinha para sermos magros e felizes. No entanto, o que é importante ter em mente é a qualidade do produto que você está comprando. Quanto melhor chocolate de qualidade comemos, melhores efeitos ele tem. Portanto, tente evitar produtos artificiais 'semelhantes ao chocolate'.
Parece que a teoria sobre chocolate e felicidade tem muitas evidências científicas por trás dela. Essa é uma boa notícia para todos os amantes do chocolate, pois eles podem se entregar a esse momento agradável sem se sentirem culpados. No entanto, é bom ser razoável e evitar tratar a comida como o único mecanismo de enfrentamento para se livrar do estresse e do mau humor . Se você acha que tem sérios problemas de humor, tente procurar outras soluções para ajudá-lo. Se for apenas um estágio temporário, porém, um pouco do que você imagina nunca fez mal a ninguém!
Postar um comentário