Acomida é o combustível que alimenta nossos corpos. É uma fonte direta de energia e nutrientes, ambos inerentes às funções corporais. Muitas vezes pensamos nos alimentos em termos de calorias. No entanto, uma caloria é apenas uma unidade de energia. Se você busca um estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis, provavelmente pensa em calorias em termos de excesso de peso. No entanto, as calorias não são algo que devemos temer, mas abraçar, desde que apreciemos como podem ajudar o corpo.
O ganho de peso e complicações de saúde como resultado de uma massa corporal prejudicial à saúde estão ligados ao consumo excessivo de calorias. Isso não significa que você deve aplicar uma abordagem restritiva aos alimentos. Pelo contrário, alimentos nutritivos trazem calorias valiosas que podem contribuir para:
- Sistema imunológico
- Fertilidade
- Regulação do humor
- Habilidade cognitiva
Suporta o seu sistema imunológico
Seu sistema imunológico é a primeira defesa que o corpo tem contra vírus, bactérias e corpos estranhos que podem afetar sua saúde. Os alimentos que você ingere podem apoiar sua resposta imunológica , dando ao corpo as armas para combater doenças e infecções. O sistema imunológico se beneficia da vitamina C, vitamina E, vitamina D, magnésio e EGCG no combate a infecções. Você pode encontrá-los respectivamente em frutas cítricas e verdes folhosas, amêndoas, iogurte, sementes de girassol e chá verde, entre outras opções!
Isso afeta sua fertilidade
Se você está tentando engravidar, uma dieta que promova a fertilidade, conforme sugerido por especialistas do Centro Avançado de Fertilidade , pode fazer uma grande diferença. Uma dieta bem balanceada apoia sua saúde geral, incluindo saúde reprodutiva. As sementes de girassol (mais uma vez) são repletas de folato e selênio, que são importantes para a fertilidade feminina. De acordo com um estudo de Harvard, mulheres que consomem laticínios integrais têm menos probabilidade de apresentar problemas de ovulação e irregularidades. As gemas também contêm vitaminas que aumentam a fertilidade e ácidos graxos ômega-3. Eles também podem reduzir o risco de defeitos de nascença.
Pode melhorar o seu humor
Você pode comer feliz? Os cientistas da alimentação acreditam que alguns alimentos podem ajudar a regular o humor e a elevar o ânimo . Peixes gordurosos ricos em ômega-3 estão notoriamente associados a níveis mais baixos de depressão. Para maximizar os benefícios, você pode combinar um filé de peixe gordo com alguns feijões e lentilhas, que são uma fonte de vitamina B. A vitamina B aumenta o nível de neurotransmissores da felicidade, como a serotonina e a dopamina, em seu sistema. Por que não terminar sua refeição com uma xícara de café. A cafeína promove o estado de alerta, mas também libera neurotransmissores que aumentam o humor (novamente a dopamina).
Isso pode fazer você pensar mais rápido
Freqüentemente, ignoramos a ligação entre as funções cerebrais e os alimentos. Nenhuma dieta o deixará mais inteligente. Mas a comida que você come pode aumentar a capacidade intelectual. Os peixes gordos figuram com destaque na lista de alimentos para o cérebro, pois o ômega-3 contribui para a construção de células cerebrais e nervosas. Ele também oferece suporte a funções de aprendizagem e memória. O café, como mencionado acima, aumenta o estado de alerta e o foco durante as tarefas cognitivas. Mirtilos e outros alimentos ricos em antioxidantes retardam o envelhecimento do cérebro e as doenças degenerativas. A cúrcuma também é um ingrediente popular em smoothies por suas propriedades antiinflamatórias. Mas o que você pode não saber é que a especiaria também promove o crescimento das células cerebrais.
Concluindo, não há dúvida de que os alimentos são mais do que apenas a ingestão calórica. Os alimentos que você consome podem contribuir para um corpo e mente mais saudáveis, apoiando todas as funções essenciais. Em outras palavras, quanto melhor você entender como os alimentos afetam sua saúde, mais controle você terá.
Postar um comentário